Esse é uma das dúvidas mais frequentes dos pacientes que desejam realizar uma rinoplastia. O valor da cirurgia é sim uma questão importante de ser avaliada, mas, lembre que não deve ser seu único ponto decisório para escolher um cirurgião.
Neste post vou te explicar o que está envolvido nos gastos de uma rinoplastia estética. Como a rinoplastia estética não está contemplada no rol de procedimentos dos planos de saúde, todos seus gastos são pagos via particular.
Obs: A rinosseptoplastia funcional, cirurgia para corrigir apenas alterações funcionais, pode ser coberta pelo plano de saúde, e vai ter um fluxo diferente.
1. Honorários do Cirurgião Rinoplasta e Equipe
- Cirurgião Principal e Auxiliar
- Instrumentador(a)
- Materiais cirúrgicos Especiais (Piezo, Motor, Brocas, Coblator…)
- Kit pós cirúrgico.
- Seguimento Pós Operatório
Neste ponto é importante ressaltar que os únicos profissionais habilitados a realizar Cirurgia de Rinoplastia é o médico (Idealmente um Otorrinolaringologista e Cirurgião Plástico com dedicação à Cirurgia de Face).
2. Anestesiologista
Como se trata de um procedimento estético, com duração, geralmente, de 3-6h, o anestesista também cobra o honorário particular. Este valor será passado por esse profissional durante a consulta pré-anestésica.
A atuação do anestesiologista durante a cirurgia é indispensável. Ele realiza a sedação, aplica a anestesia e, enquanto o paciente está sedado, ele monitora sinais vitais como batimentos cardíacos e pressão sanguínea.
Assim, caso o paciente tenha qualquer reação inesperada, a equipe pode tomar providências rapidamente.
Geralmente, o anestesiologista acompanha o paciente até que ele acorde da sedação. Portanto, ele se encarrega da segurança durante todos os momentos.
3. Centro Cirúrgico e Internação Hospitalar
Os gastos do centro cirúrgico e internação pós operatória também podem ser cobrados pelo hospital. Se além da cirurgia estética, também for realizado algum procedimento funcional pelo convênio, em alguns casos, pode haver desconto nesta taxa.
O custo da internação é um dos elementos que mais interfere no preço da rinoplastia.
Além disso, os preços das diárias em hospitais têm uma grande variação. O motivo deve-se a diversos fatores: localização da instituição, conforto do quarto e instalações, modernidade dos equipamentos, serviços de hotelaria, entre outros.
Na rinoplastia, o tempo de permanência no hospital é pequeno. Assim, os pacientes costumam voltar para casa em até 24 horas.
O valor cobrado pelo hospital não inclui apenas a diária. Esse valor contempla remédios, seringas, faixas, curativos, equipamento para massagear a perna e evitar trombose.
Qual deve ser o principal fator decisório?
O principal fator que vai afetar o sucesso da sua Rinoplastia é a escolha do cirurgião que a realizará. A cirurgia de Rinoplastia envolve muitos detalhes e pontos sensíveis, os quais podem comprometer o resultado estético e funcional.
Quando a rinoplastia é mal executada ela pode gerar:
- Dificuldade respiratória;
- Assimetrias;
- Desvios severos da ponta;
- Pinçamentos nasais;
- Desfigurações faciais.
Portanto, você deve escolher um profissional que confie para conduzir a sua cirurgia e reduzir as chances de possíveis complicações inerentes a ela.
Em rinoplastia, o ditado: “O barato saiu caro” é extremamente relevante, pois o transtorno causado após uma cirurgia com resultado ruim, com certeza, vai sair muito caro, na questão financeira, psicológica e da sua saúde.
Conclusão
O orçamento da sua rinoplastia só pode ser realizado após a avaliação do seu caso. Fatores como anatomia, tipo de pele, doenças prévias, cirurgias prévias, etc irão causar variação no preço da sua rinoplastia.
Na hora de avaliar o valor da sua cirurgia, pense no valor da sua saúde física e emocional. Qual é o custo para sua saúde e auto estima, ter o nariz que você tem hoje? Tenho certeza que o valor financeiro da cirurgia de Rinoplastia será um investimento na sua qualidade de vida!