Antes de falar sobre a limpeza do ouvido…
É preciso destacar que a cera de ouvido não é sujeira!
Mesmo que ela não seja muito atraente, a cera de ouvido tem três funções importantíssimas:
- Lubrifica o conduto auditivo: evita o ressecamento e a umidade excessiva da pele do ouvido. A ausência desta ação lubrificante da cera predispõe à coceira e outras irritações da pele do ouvido.
- Barreira protetora: a cera impede a entrada de partículas estranhas no ouvido, pois esses elementos ficam grudados nela;
- Proteção contra infecção: a cera tem propriedades antifúngicas e antibacterianas. Portanto, ela ajuda a combater infecções do ouvido!
A limpeza é necessária?
Não é necessário limpar o ouvido frequentemente.
Caso não haja problemas no ouvido e na audição, a limpeza não será necessária, pois a limpeza frequente provocará apenas o ressecamento e coceira do ouvido!
Mas em algumas pessoas, pode haver uma super produção de cerume causando o surgimento de “rolhas”, que podem prejudicar a audição e causar dores ou desconfortos.
É importante lembrar que uma das causas mais comuns de formação de rolha é justamente o uso frequente de cotonete!
Pois ao mesmo tempo que o cotonete retira uma parte do cerume, ele também empurra outra parte mais para o interior do conduto auditivo!
E Atenção! Todo objeto introduzido no ouvido – incluindo o cotonete – tem o risco de causar lesões da pele do ouvido, ou até mesmo perfurar o tímpano!

Como limpar os ouvidos sem colocar a audição em risco?
A pele do nosso ouvido tem a capacidade de expulsar a cera naturalmente para a sua porção mais externa.
Logo, a maneira mais correta de limpar os ouvidos é limpando apenas a entrada do canal auditivo com o dedo envolto em uma toalha limpa e macia após o banho!
Caso você perceba alguma disfunção na audição, procure um otorrino!
Somente este profissional é capaz de avaliar se há excesso de cera e fazer a remoção com segurança!